Baixa Autoestima: 4 dicas poderosas para superar esse problema

Muitas pessoas que tem baixa autoestima sofrem caladas, principalmente jovens e adolescentes. Eles apresentam insatisfações com algumas características de seu corpo ou personalidade que causam bastante medo,  insegurança e ansiedade em várias situações de seu dia a dia.

Ultimamente um termo novo para caracterizar essa questão tenho ganho bastante relevância. Este se chama inteligência emocional. Mas o que é isso? Nada mais é do que a capacidade individual tanto de reconhecer como de lidar com seus sentimentos e emoções.

A autoestima é peça fundamental para se alcançar uma inteligência emocional saudável, que possibilite ter sucesso na carreira, nos relacionamentos e nas demais áreas da vida.

O que significa autoestima

Autoestima é um dos pilares do nosso crescimento pessoal e emocional. Pode ser definida como a valorização que temos a nosso respeito com relação a nossas características físicas, mentais e espirituais que compõem nossa personalidade. Trata-se da opinião emocional que temos de nós mesmos.

Esta opinião pode se tornar tanto a fonte de nosso fracasso como fator que nos impulsiona na direção de nossos sonhos.

Autoestima e qualidade de vida

baixa autoestima banner

Tudo começa com o pensamento. E a autoestima é nada mais do que o que nós pensamos de nós mesmos. Este pensamento afeta significativamente nossa qualidade de vida de várias formas pois está intimamente ligada a autoconfiança do indivíduo.

A maneira como lidamos com nossos desafios particulares, com as pessoas a nossa volta e com os nossos planos para o futuro derivam da nossa autoimagem.

A nossa autoestima pode ser influenciada por vários fatores: nosso estado emocional, adversidades e opiniões podem exercer influência relevante em nossa autoestima. A intensidade varia de pessoa para pessoa.

Baixa autoestima: 4 dicas poderosas para resolver esse problema

Existem pessoas que tem problemas causados por autoestima muito elevada. Estas sofrem com problemas de arrogância, soberba e por vezes sofrem frustrações por superestimarem suas capacidades.

Já as pessoas que possuem baixa autoestima, têm dificuldades de se relacionar com outras pessoas, de expor suas ideias o que muitas vezes leva à introspecção, isolamento e até depressão.

A solução do problema está no equilíbrio. Por isso devemos buscar um nível de autoestima saudável onde o indivíduo consegue lidar bem com situações adversas e manter sua autoconfiança inabalada.

Confira as dicas abaixo e saiba como lidar com sua autoestima!

#1 – Focar em seus pontos fortes

Fonte da imagem: http://educamais.com/temperamento-melancolico-pontos-fortes-e-fracos/

Aqueles que tem problemas de baixa autoestima geralmente estão focados em seus pontos fracos na maior parte do tempo. São aspectos que lhes trazem insegurança, medo e ansiedade.

Em vez disso, o desafio seria focar e valorizar seus pontos fortes. Isso irá lhe trazer segurança, autoconfiança e paz de espírito para resistir nos momentos de dificuldades e te estimular a alcançar seus objetivos.

Além disso, se você se manter ocupada em aperfeiçoar suas virtudes, seus problemas vão parecer menores do que realmente são, você vai conseguir enxergar as soluções com mais facilidade e rapidez e ainda por cima sua autoestima agradecerá.

#2 – Tenha um hobby

baixa autoestima- dica 2

 

Só viver para seus compromissos não é legal nem saudável. É de extrema importância separar um tempo para fazer o que você gosta, o que te faz se sentir bem consigo mesma.

Então reserve dia e horário na semana para você mesma. Evite exagerar em atividades solitárias como ler livros, assistir Netflix ou navegar na internet. Pode ser algo que faça para se expressar e relaxar, sem problema algum.

No entanto, tente dar preferência para atividades em grupo a fim de estimular a interação social para que se sinta cada vez mais à vontade com outras pessoas , o que lhe dará mais segurança no convívio social.

#3 – Evite pessoas negativas

Muitas pessoas dizem que somos a média das 5 pessoas que mais convivemos. E isso é a mais pura verdade.

A convivência faz com que nos acostumemos com o jeito e comportamento das pessoas que estão a nossa volta na maior parte do tempo e sem perceber.

Com isso acabamos não somente aceitando como reproduzindo esses mesmo hábitos, sejam eles positivos ou negativos.

Assim devemos ser seletivos com as pessoas com que passamos maior parte do tempo. Pessoas que tem personalidade tóxica devem ser evitadas. Vejam alguns exemplos:

  • Pessoas que criticam de forma inadequada;
  • Pessoas que reclamam de tudo;
  • Pessoas pessimistas;

Fique longe delas para que não se contamine com sua negatividade e assim, consiga preservar sua autoestima.

#4 – Cuidar da aparência 

baixa autoestima dica 4

 

Deixei o melhor para o final pois o que essa dica tem de simples ela tem de poderosa para ajudar qualquer um com baixa autoestima.

Sabia que a aparência tem grande impacto sobre nossa autoestima?

Pense comigo. Os fatores que compõem sua autoestima são seus pensamentos sobre a realidade, o seu comportamento sobre esta realidade e sua aparência.

Agora a qual desses fatores as pessoas tem acesso imediato? O que elas sabem sobre você no exato momento que te vêem pela primeira vez? Obviamente é a sua aparência.

Nossa aparência é o nosso cartão de visitas, a primeira impressão que as pessoas vão ter sobre nós. E esta diz muito a nosso respeito. Aqui que qualquer esforço nosso faz uma grande diferença em nossa autoestima porque fica visível tanto o resultado de nosso esforço em mudar. O cuidado com a aparência gera sensação de amor próprio e bem estar. Quando essa atitude se torna um hábito, esta colabora e muito para a reconstrução de nossa autoimagem.

Conclusão

Por tanto, lembre-se que aquilo que você pensa a seu respeito influência várias áreas de sua vida. Por isso é de suma importância se empenhar para fortalecer sua autoimagem.

Com isso podemos concluir que devemos cuidar de nossa autoestima e protege-la o máximo possível. Assim tais pensamentos gerarão sentimentos positivos que nos ajudarão a conquistar nossos objetivos e ter uma vida A CADA DIA MELHOR.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (103 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta